TEXTO

 Linha teórica: 📘 Linguística textual / Pragmática / Ensino da leitura e da escrita


Definição conceitual

O texto é uma unidade de linguagem em uso, constituída por um ou mais enunciados organizados de maneira a formar um sentido global coerente em um contexto de comunicação.

Não é o tamanho que define o texto, mas sua capacidade de produzir sentido e realizar uma função comunicativa real, seja oral, escrito, visual ou multimodal.

Um texto sempre ocorre em uma situação comunicativa específica e está vinculado a uma intenção, a um destinatário e a um suporte de circulação. Pode pertencer a diversos gêneros e assumir variadas formas.


Características essenciais do texto

Característica

Explicação

Sentido global

O texto deve ser interpretável como um todo, com unidade temática e coerência

Organização interna

As partes do texto se articulam por meio da coesão e da progressão temática

Intencionalidade

Todo texto é produzido com um propósito (informar, narrar, argumentar etc.)

Contextualização

O texto está sempre situado em uma prática social, com tempo, espaço e interlocutores

Adequação ao gênero

Cada texto assume uma forma que obedece a convenções sociais e comunicativas


Condições de textualidade

Para que um enunciado seja considerado um texto, ele deve atender a certas condições de textualidade:

  • Coesão
  • Coerência
  • Intencionalidade
  • Aceitabilidade
  • Informatividade
  • Situacionalidade
  • Intertextualidade

Esses fatores explicam por que um conjunto de frases isoladas não forma necessariamente um texto.


Exemplo funcional

“Venda proibida para menores de 18 anos.”
→ Mesmo com poucas palavras, há unidade de sentido, intenção clara, adequação ao gênero (aviso), coesão e coerência → é um texto completo.

“Cachorro. Rua. Muito calor. Feliz. Água.”
→ Embora tenha palavras, não forma um texto: não há coesão, coerência, nem sentido global → não há textualidade.


Contraexemplo (erro comum)

“Texto é tudo que está escrito.”
→ Incorreto. Um texto pode ser oral, visual ou multimodal. E nem toda sequência escrita é um texto: é preciso haver sentido, intenção e forma organizada.


Relação com a experiência do aluno

Compreender o que é um texto permite ao aluno:

  • Ler de forma mais consciente, reconhecendo o texto como uma prática social e comunicativa;
  • Produzir enunciados mais eficazes, adequados ao gênero e ao contexto de uso;
  • Evitar fragmentos desconexos na escrita escolar e acadêmica;
  • Reconhecer a importância da coesão e da coerência para a clareza do texto.

Comparações conceituais

Termo relacionado

Diferença

Enunciado

Pode ser uma frase isolada; o texto articula vários enunciados com sentido completo

Tipo textual

Refere-se à estrutura interna (narração, descrição, argumentação etc.)

Gênero textual

Forma socialmente reconhecida do texto, com finalidade e formato específicos

Discurso

É a prática social mais ampla; o texto é uma de suas formas de realização


Verbetes relacionados:

[📘 textualidade] · [📘 tipo textual] · [📘 gênero textual] · [📘 coesão] · [📘 coerência] · [📘 situação comunicativa] · [📘 multimodalidade]