INTERTEXTUALIDADE
Linha teórica: 📘 Linguística textual / Análise do discurso / Produção e recepção de textos
Definição conceitual
Intertextualidade é a
propriedade do texto que se manifesta quando um texto remete, cita, recria,
adapta ou dialoga com outro(s) texto(s).
Esse fenômeno pode ocorrer de
forma explícita ou implícita, consciente ou inconsciente, e envolve o
reconhecimento, por parte do leitor, de vozes, estruturas, temas ou
expressões que já circularam em outros contextos discursivos.
Ela revela que todo texto é
parte de uma rede de textos, sendo a leitura e a escrita práticas sociais
que se constroem em relação.
A intertextualidade contribui
para o enriquecimento do sentido, o efeito de ironia, a crítica, a autoridade
ou o humor.
Principais formas de intertextualidade
Tipo |
Característica |
Exemplo |
Citação |
Reproduz trecho de outro texto com indicação da fonte |
“Como disse
Paulo Freire: ‘Ninguém educa ninguém…’” |
Alusão |
Referência indireta a outro texto, fato ou personagem |
“Ela esperava
por um milagre — ou um Dom Casmurro.” |
Paródia |
Recriação crítica ou humorística de um texto original |
“No meio do
caminho tinha um Wi-Fi.” |
Paráfrase |
Reescrita de um texto com outras palavras, sem alterar o conteúdo |
“Tudo vale a
pena quando a explicação não é pequena.” |
Pasticho (ou pastiche) |
Imitar o estilo de outro autor sem crítica ou ironia |
Texto escrito
à maneira de Clarice Lispector |
Interdiscursividade |
Interação entre diferentes tipos de discurso (científico, religioso,
jurídico...) |
Um artigo
jornalístico que incorpora linguagem jurídica |
Exemplo funcional
“Amar é dar razão ao outro, mesmo quando ele está errado.”
→ Alusão irônica à máxima do Pequeno Príncipe: “Amar é olhar na mesma direção.”
→ A intertextualidade provoca reconhecimento e estranhamento, criando novo
sentido a partir do anterior.
Contraexemplo (erro comum)
Usar ideias de outro texto sem citar ou sinalizar a fonte.
→ Isso não é intertextualidade: é plágio, que compromete a ética e o
valor comunicativo do texto.
Relação com a experiência do aluno
Compreender a intertextualidade permite ao aluno:
- Ler
de modo mais crítico e criativo, reconhecendo diálogos entre textos e
contextos;
- Produzir
textos com maior densidade argumentativa ou expressiva, incorporando
vozes externas;
- Desenvolver
habilidades de citação, referência, paráfrase e alusão — exigidas
em gêneros como resenha, artigo e redação dissertativa;
- Entender
como a cultura circula e se renova por meio da linguagem.
Comparações conceituais
Termo relacionado |
Diferença |
Coesão referencial |
Trata da repetição ou substituição de termos dentro do mesmo texto |
Discurso indireto livre |
Mistura vozes, mas dentro de um mesmo narrador; a intertextualidade
refere-se a textos e discursos externos |
Citação |
É uma forma explícita de intertextualidade, mas a intertextualidade é
mais ampla |
Verbetes relacionados:
[📘 textualidade] · [📘
paráfrase] · [📘 paródia] · [📘 citação] · [📘
discurso] · [📘 coesão] · [📘 gêneros textuais]