ATA (gênero textual)

 

Linha teórica: 📘 Estudos dos gêneros textuais / Produção técnico-formal / Linguística aplicada à prática institucional


Definição conceitual

A ata é um gênero textual do tipo relato formal, utilizado para registrar oficialmente o que foi discutido, decidido ou realizado em reuniões, assembleias, sessões ou eventos institucionais.

Seu valor está na função documental e na possibilidade de consultas futuras, servindo como prova escrita e fonte de memória institucional.

Trata-se de um texto geralmente produzido em terceira pessoa, com linguagem objetiva, concisa e impessoal, respeitando convenções de estrutura e forma.


Finalidade discursiva

  • Registrar com fidelidade os acontecimentos e deliberações de uma reunião;
  • Servir como documento oficial para instituições públicas, escolares ou privadas;
  • Permitir que ausentes tomem conhecimento dos fatos tratados;
  • Garantir a validade de decisões, votações e encaminhamentos.

Características estruturais da ata

Elemento

Conteúdo típico

Cabeçalho

Data, local, hora e tipo de reunião (ordinária, extraordinária etc.)

Abertura

Indicação da presidência, secretariado e pauta

Desenvolvimento

Relato cronológico e objetivo dos assuntos tratados, decisões, falas relevantes

Encerramento

Horário de término, agradecimentos, próximos passos

Fecho formal

Expressão de lavratura (“E para constar, eu, Fulano, lavrei a presente ata...”)

Assinaturas

Participantes, presidente, secretário ou responsáveis legais


Marcas linguísticas comuns

  • Uso da terceira pessoa do singular
  • Verbos no pretérito perfeito (ex: iniciou-se, deliberou-se, informou-se)
  • Conectores temporais e lógicos (em seguida, por fim, após isso)
  • Ausência de juízo de valor ou linguagem subjetiva
  • Vocabulário formal e técnico, quando necessário

Exemplo funcional (trecho)

Aos vinte e três dias do mês de abril de dois mil e vinte e cinco, às quatorze horas, reuniu-se no auditório do IFRN Campus Jucurutu a comissão organizadora do projeto Vocabulando para deliberar sobre os novos verbetes. A reunião foi presidida pelo professor Rodrigo Fernandes e secretariada pela estudante Ana Luiza Silva. Após os informes iniciais, iniciou-se a apreciação dos verbetes...


Contraexemplo (erro comum)

“Hoje tivemos uma reunião legal com os colegas. Falamos sobre várias coisas importantes. Foi massa.”
→ Esse texto não tem valor documental: usa linguagem informal, sem data, estrutura ou precisão.
Falta a formalidade e a função específica da ata como gênero técnico.


Relação com a experiência do aluno

Produzir e compreender uma ata ajuda o aluno a:

  • Participar ativamente de reuniões escolares, grêmios estudantis, conselhos de classe;
  • Desenvolver habilidades de registro, síntese e formalidade linguística;
  • Preparar-se para contextos profissionais e acadêmicos em que a escrita documental é exigida;
  • Valorizar o papel da escrita como instrumento de memória e organização institucional.

Comparações conceituais

Gênero relacionado

Diferença

Relatório

Pode conter análise, avaliação e juízo crítico; a ata é neutra e factual

Resumo

Condensa ideias de um texto; a ata registra eventos em tempo real

Ofício

Comunica oficialmente uma decisão; a ata registra o que foi discutido ou decidido


Verbetes relacionados:

[📘 gênero textual] · [📘 registro linguístico] · [📘 formalidade] · [📘 texto expositivo] · [📘 coesão temporal]