PRECONCEITO LINGUÍSTICO

 Linha teórica: 📘 Sociolinguística crítica / Educação linguística / Direitos linguísticos


Definição conceitual

Preconceito linguístico é a discriminação contra pessoas ou grupos com base nas formas de linguagem que utilizam, especialmente quando essas formas se afastam da norma-padrão culta da língua.

Esse tipo de preconceito ocorre quando se julga um falante como “errado”, “inferior” ou “sem instrução” apenas por utilizar variedades linguísticas populares, regionais, orais ou não normatizadas.

O preconceito linguístico não é apenas um erro de julgamento gramatical, mas uma forma de discriminação social, pois reflete e reforça desigualdades históricas baseadas em classe, raça, região, escolarização ou origem geográfica.


Principais formas de preconceito linguístico

Tipo

Característica

Exemplo

Regional

Discriminação contra sotaques ou formas regionais

“Nordestino fala errado”

Popular

Rejeição de estruturas da oralidade cotidiana

“Os menino foi.” → julgado como erro absoluto

Escolar

Desqualificação de alunos com base em sua fala

“Seu texto está todo errado, você não sabe português.”

Étnico-social

Julgamento da fala de comunidades negras ou indígenas

Ridicularização de línguas ou dialetos minoritários

Digital

Reprovação da escrita em ambientes informais

“Vc” e “blz” vistos como analfabetismo, não como adequação ao meio


Exemplo funcional

Um aluno escreve na redação: “Os menino brincava no quintal.”

→ Em vez de dizer que está “errado”, é preciso explicar que essa forma pertence a uma variedade popular legítima, mas que, no contexto da redação formal, espera-se o uso da norma-padrão: “Os meninos brincavam...”.


Contraexemplo (erro comum)

Afirmar que “quem fala errado é porque é ignorante” ou que “a escola deve corrigir a forma de falar das pessoas”.

→ Isso é preconceito linguístico e reforça desigualdades. O papel da escola é ensinar a norma-padrão sem desvalorizar as demais formas de falar.


Relação com a experiência do aluno

Compreender o preconceito linguístico permite ao aluno:

  • Valorizar sua identidade linguística e a de sua comunidade;
  • Entender que a variedade popular não é erro, mas forma legítima de expressão;
  • Aprender a norma-padrão como ampliação de repertório, e não substituição de sua fala;
  • Posicionar-se contra formas de exclusão e estigmatização por linguagem;
  • Refletir criticamente sobre os usos da língua como instrumento de poder social.

Comparações conceituais

Termo relacionado

Diferença

Variação linguística

Refere-se aos diferentes usos da língua; o preconceito surge quando se julga essas variações como erradas

Norma-padrão

Conjunto de regras usadas em contextos formais; o preconceito acontece quando se a considera superior ou única

Adequação linguística

Adaptar a linguagem ao contexto; reconhecer a variedade usada como legítima é o primeiro passo contra o preconceito


Verbetes relacionados:

[📘 variação linguística] · [📘 norma-padrão] · [📘 adequação linguística] · [📘 oralidade] · [📘 letramento] · [📘 ensino da língua]