RESENHA (gênero textual)

 

Linha teórica: 💬 Gêneros argumentativos / Produção textual crítica / Letramento acadêmico


Definição conceitual

A resenha é um gênero textual que combina informação, interpretação e avaliação crítica sobre uma obra (como um livro, filme, peça, artigo ou evento).
Diferente do resumo, a resenha não apenas expõe o conteúdo da obra, mas também apresenta o ponto de vista do autor da resenha, que analisa, interpreta e julga os méritos ou limitações do objeto resenhado.


Finalidade comunicativa

  • Informar o leitor sobre o conteúdo de uma obra;
  • Apontar aspectos relevantes de sua forma, conteúdo e intenção;
  • Avaliar criticamente seu valor, originalidade, coerência ou impacto;
  • Ajudar o leitor a decidir se deseja ou não conhecer a obra.

Características composicionais

  • Estrutura em prosa, organizada em introdução, exposição da obra, análise/avaliação e conclusão;
  • Linguagem clara, formal e argumentativa;
  • Uso da 1ª ou 3ª pessoa, conforme o contexto;
  • Pode conter citações, exemplos, descrições e juízos de valor justificados.

Marcas linguísticas recorrentes

  • Verbos opinativos e argumentativos (ex: “considera-se”, “observa-se”, “critica-se”, “elogia-se”);
  • Articulação por conectores de análise e julgamento (ex: “embora”, “por outro lado”, “nota-se que”);
  • Uso de modalizações (ex: “pode ser considerado”, “aparentemente”, “é possível perceber que”).

Exemplo funcional

Obra resenhada: Filme Wall-E (animação)

Resenha (trecho):

Wall-E é mais do que uma animação infantil. Ambientado em um futuro distópico, o filme critica o consumismo desenfreado e o abandono da vida ecológica. Embora tenha poucos diálogos, a expressividade dos personagens e o uso da trilha sonora conseguem transmitir emoções profundas. É uma obra sensível, atual e visualmente impactante, que convida à reflexão sobre o destino do planeta e da humanidade.


Contraexemplo (o que evitar)

“O filme é bom. Gostei muito do robô. A história é legal.”
→ Esse trecho expressa uma opinião vaga, sem argumentos nem análise.
→ Falta exposição da obra, falta avaliação crítica fundamentada.


Relação com a experiência do aluno

Aprender a escrever resenhas ajuda o aluno a:

  • Desenvolver leitura interpretativa e argumentação fundamentada;
  • Relacionar conteúdo e forma de obras culturais e acadêmicas;
  • Praticar a análise crítica com linguagem autoral;
  • Produzir textos para avaliações, trabalhos, blogs, apresentações e redes sociais educativas.

Comparações conceituais

Gênero/conceito

Diferença com resenha

Resumo

Apenas expõe o conteúdo da obra, sem avaliação.

Crítica

Pode ter tom mais subjetivo ou polêmico, sem obrigação de exposição clara da obra.

Fichamento

Organiza informações por tópicos, sem exigência de juízo crítico.

Análise literária

Pode ser mais técnica e voltada para aspectos formais e teóricos da obra.


Verbetes relacionados:

[💬 resumo] · [💬 sumarização] · [📘 leitura crítica] · [📘 argumentação] · [📘 modalização] · [📘 ponto de vista]