ACEITABILIDADE

 Linha teórica: 📘 Linguística textual / Pragmática / Ensino da recepção textual


Definição conceitual

Aceitabilidade é a propriedade do texto que diz respeito à disposição do leitor (ou interlocutor) de reconhecê-lo como válido, relevante e digno de ser interpretado como um texto.

Mesmo que um enunciado esteja bem escrito e coerente, ele só será funcional se for aceito pelo leitor em seu contexto de produção e circulação.

A aceitabilidade depende tanto de fatores linguísticos (clareza, estrutura, coesão) quanto de fatores sociocomunicativos, como: adequação ao gênero, propósito, expectativa do público e situação de uso.


O que influencia a aceitabilidade de um texto?

Fator

Como impacta

Adequação ao gênero e ao contexto

Um texto narrativo entregue como resposta a uma proposta dissertativa pode ser rejeitado

Linguagem apropriada ao público

Usar gírias em um relatório técnico pode comprometer a aceitabilidade

Clareza e organização

Um texto incoerente, mesmo com boas ideias, pode ser descartado pelo leitor

Finalidade compatível com o suporte

Um meme com tom trágico ou um e-mail formal com emojis podem soar inadequados


Exemplo funcional

Um aluno entrega um texto com ortografia correta, mas escreve uma crônica pessoal ao invés de um artigo de opinião, desrespeitando o gênero solicitado.
→ Resultado: texto com baixa aceitabilidade para aquela situação escolar, mesmo que “bem escrito”.

Em contrapartida, um bilhete simples com pequenos erros gramaticais, mas que cumpre sua função comunicativa, pode ser aceito como texto válido no contexto informal.


Contraexemplo (erro comum)

Achar que “um texto bem escrito gramaticalmente sempre é aceitável”.
→ Não é. Um texto gramaticalmente correto pode ser rejeitado se estiver fora do gênero, do propósito ou do registro esperado.


Relação com a experiência do aluno

Compreender a aceitabilidade ajuda o aluno a:

  • Produzir textos que correspondam às expectativas de quem vai lê-los (professores, banca do ENEM, colegas, público-alvo);
  • Ajustar a linguagem, estrutura e conteúdo de acordo com o gênero solicitado e a situação comunicativa;
  • Entender por que textos podem ser recusados ou mal avaliados, mesmo com correção gramatical;
  • Desenvolver consciência crítica sobre a recepção do texto, pensando no outro como parte do processo.

Comparações conceituais

Termo relacionado

Diferença

Intencionalidade

Refere-se à intenção do autor; a aceitabilidade diz respeito à recepção pelo leitor

Situacionalidade

Trata da relação com o contexto de produção; a aceitabilidade envolve a reação ao texto nesse contexto

Adequação

É um efeito que contribui para a aceitabilidade, mas não a substitui


Verbetes relacionados:

[📘 textualidade] · [📘 intencionalidade] · [📘 situacionalidade] · [📘 coerência] · [📘 gênero textual] · [📘 tipo textual]